O Método de Guitarra é a metodologia utilizada e criada pelo músico Emmanuel Bach é dividida basicamente em quatro níveis e respectivamente, quatro livros. Cada livro aborda um nível de conhecimento, e encaminha o aluno desde a iniciação, à improvisação em estilos musicais como o Rock, Funk, Pop e Jazz. Durante todo o aprendizado o aluno conta diversas apostilas de apoio, como as de repertório e de cursos de harmonia. Conta também com Play Alongs e um Curso de Teoria Online, com vídeos e exercícios preparados especificamente para o desenvolvimento Teórico do aluno.

Características de cada Nível de estudo:


Método Nível 1

Nesse primeiro nível o objetivo é tornar o aluno capaz de ler cifras com fluidez, saber as estruturas e formações das tríades no braço do instrumento, aumentar sua coordenação com a guitarra e conseguir desenvolver seu estudo sempre com a utilização do metrônomo, desenvolvendo assim a parte rítmica com qualidade.

Mais especificamente, são abordados conhecimentos gerais sobre o instrumento, questões como: postura com o instrumento; posição de mãos (direita e esquerda); identificação das cordas da guitarra e as notas em cada uma delas; escala de Dó maior em todas as cordas; técnica de Strumming; prática do instrumento com o metrônomo, sempre buscando a coordenação do aluno e o aumento gradual dos bpms; identificação de acordes com cordas soltas; limpeza e clareza do som de cada nota ao tocar; leitura de cifras com rítmica; shapes de Power chords; Tríades Maiores e suas inversões; Repertório musical; Tríades menores; Sistema CAGED; Progressão Harmônica por região dentro do sistema CAGED.

Método Nível 2

Nesse segundo nível são abordados conhecimentos mais específicos sobre o instrumento que visam o desenvolvimento de independência com a guitarra. O aluno trabalhará Escalas Maiores e Pentatônicas visando, além do aprendizado, o desenvolvimento de técnicas no instrumento, aprenderá parte do vocabulário de diferentes estilos (como o blues e o rock), a leitura de partituras e tablaturas, e o estudo rítmico.

Mais especificamente são abordados os assuntos: Leitura de tablatura; Técnicas de articulação dos dedos; Solfejos rítmicos; Palhetada alternada; Escalas Pentatônicas e desenhos destas associadas ao sistema CAGED; Estudo de tríades aumentadas; Estudo de Tríades abertas (maior, menor, dim, aum e sus); Técnica de Bends; Desenhos da Escala Maior; Padrões com Pentatônicas; Riffs de Blues; Estudo de Solos conhecidos; Blue Note nas Escalas Pentatônicas; Técnica de Ligados; Efeitos de Guitarra (Pedais e amps); Manutenção do Instrumento; Leitura de Partituras na 5ª posição; Exercício de Permutação; Tapping; Improvisação em Blues; Improvisação tonal maior; Arpeggios de tríades; Técnica de Sweep Picking; Licks padrões de Blues; Levada de Funk; Leitura à primeira vista.

Método Nível 3

Nesse terceiro nível o objetivo é desenvolver repertório e maior fluência do aluno com o instrumento. Dessa maneira, trabalhasse o estudo mais profundo de Harmonia no instrumento, abordando assuntos como Drops e Harmonia Modal.

Mais especificamente são abordados os assuntos: Escalas maiores em todos os Tons; Arpeggios (maj7, 7, m7, m7b5, sus4 e diminuto); Acordes DROP 2 e DROP 3 (maj7, 7, m7, m7b5, sus4 e diminuto); Acordes com notas de tensão; Pentatônicas (menor, maior, m6, m7, m7b5); Leitura de Acordes (funk e bossa nova); Leitura Melódica.

Método Nível 4

Nesse quarto nível o objetivo é fazer com o aluno compreenda a linguagem do Jazz, sabendo aplicar a Escala menor melódica em diferentes contextos, improvisar por acorde, entendendo o conceito de Polirritmia e lendo à primeira vista em diversas posições da guitarra.

Mais especificamente são abordados os assuntos: Escalas Maiores e Menores Melódicas; Arpeggios e Acordes (maj7, 7, min7, min7b5, dim7, sus4, min.maj7, maj7#5, maj7b5, 7#5, 7b5); Leitura na 5ª e 12ª posição do instrumento; Transcrições de Solos; Conhecimento para se portar como instrumentista em uma Jam Session; Ciclos de Tríades (maior e menor melódica).