A Metodologia possui 11 livros, sendo um livro Método Kids para crianças de 4 a 8 anos e Método Violão Popular para crianças a partir de 9 anos a adolescentes, adultos e terceira idade.

Método Violão Popular Kids – Apenas 1 livro

Destina-se ao Aprendizado de Crianças a partir de 4 a 8 anos de idade. O Método Kids prepara a criança a prática do Estudo do Violão, trabalhamos com atividades lúdicas e desenvolvimento da coordenação fina através da pintura e pratica de acordes no violão, coordenação desenvolvemos através do ritmo aplicado no violão ou em instrumentos de percussão utilizados a aula, com desenho ligados a música. O Aprendizado do violão no Método Kids tem a grande Missão de despertar e motivar o aprendizado musical, e através das atividades conseguimos ter ótimos resultados quanto a melhor concentração, raciocínio, desembaraço, disciplina e interação social e cultural. É uma metodologia própria para a idade e também bem divertida para os primeiros passos do aprendizado musical.

Método Violão Popular Prof Fabio Alencar

Destina-se a Ccianças a partir de 9 anos, adolescentes, adultos e terceira idade. A metodologia possui 10 livros, sendo Volume Básico livros 1, 2,3 e 4 , sendo Volume intermediário Livros 5,6,7,8 e volume Avançado livros 9 e 10.

A sequencia de Livro vem a auxiliar e criar um cronograma de etapas a serem aprendidas pelo aluno, seja com ritmos, acordes, melodias, letras, solos, dedilhados, teoria musical. Através dessa Metodologia e etapas conseguimos mensurar o nível em que o aluno se encontra, seja ele iniciante, intermediário ou avançado. Cada livro possui um diploma de conclusão, o que motiva bastante a sua conclusão.

Violão Popular Volume Básico livros 1,2 ,3 ,4 - nesses 4 livros o objetivo central é fazer o aluno tocar e cantar músicas, aprendemos bem pouco de teoria musical, acordes trádes, tétrades com 7ª, o foco central é em desenvolver a habilidade de tocar um ritmo, trocar os acordes, cantar a melodia e letra de uma musica. Nos 4 livros aprendemos o básico para tocar qualquer música popular, o básico de ritmos brasileiros e mundiais, utilizados em musicais, é praticamente um pequeno dicionário de ritmos e acordes. Conseguimos trabalhar o básico de tonalidades em música e assim os alunos já começam a tirar musicas de ouvido intuitivamente. Certamente os 4 volumes básicos ensinam a qualquer pessoa que com percistência se consegue atingir seus objetivos, por isso são os 4 livros básicos e essências para a boa formação do aluno no estudo do violão.

Violão Popular Volume Intemediário livros 5,6 ,7 ,8 – nesses 4 livros que seguem a metodologia e o aluno já pode trabalhar em paralelo com seu próprio repertório musical e estudar os livros da metodologia, pois já esta apto a tocar o básico. O objetivo central é fazer o aluno conhecer teoria musical, campo harmônico, montar os acordes e entender sobre localização de notas no braço do instrumento. A metodologia prepara o aluno intuitivo para o aluno com aprendizado a teoria musical, tornando um curso completo, o aluno conseguirá tocar qualquer acorde tríades e tétrades, e reconhecer qualquer ritmo ou estilo musical. Também iniciamos os estudos a escalas musicais e também estudos a introduçôes e solos de musicas populares.

Violão Popular Volume Avançado 9 e 10 – Nesses 2 livros o aluno estara estudando a partitura e peças populares e eruditas. Completando assim o Curso de Violão Popular. Conhecimento de harmonia , leitura a Primeira Vista na Partitura, Composição de Músicas. Completando assim um conteúdo de qualidade tornando o aluno tanto Prático quanto teórico ao Aprendizado do violão popular.